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Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

Evento

: Nacional

: 13 de Agosto 2007 às 21:00 a 19 de Outubro 2007 às 22:00

: contato@obmep.org.br

A Olimpíada de Matemática pode ser definida como uma competição equivalente às esportivas, como a natação e o futebol, ou como os concursos de literatura e festivais de música. Como qualquer disputa, a Olimpíada também exige preparação específica.As Olimpíadas de Matemática no Brasil e no Mundo


A primeira Olimpíada de Matemática aconteceu na Hungria, em 1894. Desde 1959, realiza-se, anualmente, a Olimpíada Internacional de Matemática (IMO), da qual participam alunos do ensino médio de cerca de 100 países. A Olimpíada Ibero-Americana de Matemática conta com a participação de alunos de mais de 20 países da América Latina, além de Espanha e Portugal. Em 1994, foi criada uma Olimpíada Internacional de Matemática voltada apenas para estudantes universitários, a IMC, que já está em sua 13ª edição.

    No Brasil, a Academia Paulista de Ciências criou em 1977 a Olimpíada Paulista de Matemática. Dois anos mais tarde, surgiu a Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM), organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A OBM, em conjunto com as Olimpíadas Regionais de Matemática, envolve anualmente a participação de cerca de 200 mil estudantes no Brasil.

   O Brasil tem tido participação expressiva nas Olimpiadas Internacionais. Na IMO, alunos brasileiros já conquistaram um bom número de medalhas de ouro, prata e bronze. Nos últimos anos, o Brasil tem figurado entre os 20 países de melhor rendimento, à frente da Alemanha, Canadá, França e Inglaterra, entre outros. Esses resultados mostram toda a capacidade dos estudantes brasileiros. Basta dar-lhes oportunidade e condições de expressar seu potencial.

Por que é importante participar da OBMEP

   Os resultados decorrentes da participação na Olimpíada de Matemática são variados e é relevante sublinhar a capacitação e a importância do pensamento matemático na formação do aluno e do cidadão, contribuindo efetivamente para um bom desempenho escolar e para participação ativa na sociedade. A experiência mostra que muitos participantes de Olimpíadas de Matemática melhoram seu desempenho em outras áreas e disciplinas escolares e os números evidenciam que vários deles apresentam excelentes índices de aprovação em concursos vestibulares de todas as áreas e nas mais renomadas instituições de ensino superior do Brasil.

    Outro resultado da participação nas Olimpíadas de Matemática é a possibilidade de o aluno criar novos vínculos com a escola e também de mudança de atitude com relação à Matemática. Desta maneira, o estudante sai da rotina da sala de aula, interagindo diretamente com colegas e professores, descobrindo a Matemática como linguagem viva de descrição de fenômenos naturais, científicos e tecnológicos, com seus métodos próprios de pensamento e de beleza própria.

    Cabe ressaltar, também, o crescimento da autoconfiança e da auto-estima do aluno, à medida que ele desenvolve sua capacidade de resolução de problemas. As  habilidades de análise e crítica, constantemente enfatizadas no estudo da Matemática, criam uma nova disposição para o estudo e uma melhor apreensão de conceitos de qualquer natureza.