Edital Complementar para ingresso no Mestrado em Matemática e Disciplinas do Verão/2018

ATENÇÃO:  Estão abertas as inscrições para Mestrado em Matemática do Programa de Pós-Graduação do IME/UFG, Campus Goiânia. O período de inscrição encerra no dia 16/01/2018. Para se inscrever acesse https://projetos.extras.ufg.br/sipos/SiPos/?Unit=1&Action=Start e efetue o cadastro, caso não seja cadastrado. Para maiores informações, veja edital AQUI.

As atividades do verão 2018 acontecerão no intervalo de 15/01/2018 a 02/03/2018. O estudante que tiver interesse em cursar alguma disciplina como aluno especial, deverá preencher o formulário que se encontra no link https://posgraduacao.mat.ufg.br/up/31/o/Requerimento_Geral_de_Matricula.pdf e entregar na secretaria do IME até às 17:00 do dia 15/01/2018.

Disciplinas:

1) Topologia (64 horas)

Ementa: Espaços topológicos, espaços métricos, espaços completos, compactos e conexos. Funções contínuas. Axiomas de enumerabilidade e separabilidade. Teoremas de Metrização e espaços paracompactos, teorema de Tychonoff. Espaços de Baire. Grupo fundamental, espaço de recobrimento e teoremas de Pontos Fixos.

Tópicos adicionais: Teorema de Borsuk-Ulam, Teorema da invariância do domínio, Teorema da curva de Jordan.

Prof. Dr. Alyson Tobias Ribeiro da Cunha
Local: Sala 109 do CA-C
Aulas: Segundas, quartas e sextas das 14:00 às 17:00hs.
Início: 15/01/2018

2) Tópicos de Geometria (32 horas)

Ementa: Super fícies mínimas, método do referencial móvel.

Prof. Dr. Armando Mauro Vasquez Corro
Aulas: Terças e quintas das 14:00 às 17:00hs

Início: 16/01/2018

3) Introdução a Análise Convexa em Espaços de Hilbert

Ementa:

a) Conjuntos Convexos: De nição e exemplos; melhores propriedades de aproximação; propriedades topologicas; separação.

b) Convexidade e Não-expansividade: Operadores não-expansivos; projeção sobre conjuntos convexos; pontos fixos de operadores não-expansivos; média de operadores não-expansivos; pontos fixos comuns.

c) Fejér Monotonicidade e Iterações de Ponto Fixo: Sequências Fejér monótonas; iteração de Krasnoselskii-Mann; iteração de composição de operadores média.

d) Funções convexas: De nição e exemplos; Operações que preservam a convexidade; propiedades topologicas.

e) Funções Convexas Semicontínuas Inferiormente: Funções convexas semicontínuas inferiormente; funções convexas semicontínuas inferiormente
próprias; minimização afim; construção de funções em \Gamma_0(H).

f) Funções Convexas: Variantes entre linearidade e convexidade; convexidade uniforme e forte; quaseconvexidade.

Prof. Dr. Reinier Diaz Millan
Aulas: Terças e quintas das 10:00 às 12:00hs

Início: 16/01/2018

4) Disciplina de seleção para o mestrado: Álgebra Linear (32 horas)

Ementa: Veja edital.

Prof. Dr. Mauricio Pieterzack
Local: Sala de aula da Pós Graduação
Aulas: Segundas, quartas e sextas das 14:00 às 17:00hs.

Início: 22/01/2018