Exame de Qualificação 2011

COORDENAÇÃO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO

EM MATEMÁTICA

Programa para o exame de qualificação (doutorado) de 2011

O exame de doutorado consistirá  de duas etapas:  partes escrita  e oral.

O exame escrito abrangerá 3  das áreas de concentração do Curso (conforme previsto no regulamento) e de acordo com o calendário deverá ser realizado em dezembro/2011. Programa dos Exames: Álgebra, Análise, Geometria, Otimização, Sistemas Dinâmicos.

A parte oral deverá ser realizada no final do primeiro semestre de 2012.

Programa para o exame de qualificação (mestrado) de 2011

PROGRAMA DO EXAME: Contemplará as disciplinas de:  Álgebra, Análise no Rn, Eq. Dif. Ordinárias e Geometria Diferencial.

Conteúdos: Álgebra, Análise e Geometria

Grupos finitos. Subgrupos. Grupos quocientes. Teorema de Lagrange. Ações de Grupos. Teoremas de Sylow. Grupos abelianos finitamente gerados. Anéis: Anéis e ideais, Domínios euclidianos, Anéis de polinômios, Domínios de fatoração única. Extensões de Corpos e Teorema Fundamental da Teoria de Galois. Grupos solúveis

Aplicações diferenciáveis entre espaços euclidianos. Regra da Cadeia. Teoremas da Função Inversa e Implícita. Formas Locais das Imersões e Submersões. Integrais Múltiplas.

Curvas no Plano e no Espaço. Superfícies Regulares em R3. Primeira e Segunda Formas Fundamentais. Geometria Intrínseca das Superfícies em R3.

Teorema de Gauss-Bonnet, Linhas de Curvatura, Assintóticas e Geodésicas. Teorema de Existência e Unicidade. Continuidade com respeito as condições iniciais. Fluxos lineares.  Teorema do Fluxo Tubular. Pontos singulares hiperbólicos. Teorema de Hartman. Órbitas periódicas. Teorema de Poincaré-Bendixson no plano.

1- Thomas W. Hungerford, Springer Verlag, Álgebra, 8th edition,      May 1997.
2- I.N.Herstein, John wiley & Sons, Topics in Álgebra ,2nd edition,   June 1975.
3- Serge Lang, Springer Verlag, Algebra, 3rd Revision edition, January 2002.
4-Joseph Rotman,  Springer Verlag, An Introduction to the Theoryof Groups, November, 1991.
5-Paul J. McCarthy, Dover Pubns, Algebraic Extensions of Fields,  April 1991.
6-Lima, E. L. – Análise em Rn.
7-Lima, E. L. – Análise  Real
8-Lima, E. L. – Análise II, Projeto Euclides.
9-Spivak, M. – Cálculos on Manifolds, Benjamin.
10-Carmo, M.P. – Differential Forms and applications, Springer-Verlag.
11-Arnold, V. – Ordinary Differential Equations, Springer-Verlag.
12-Smale, S., Hirsch, M. - Differential Equations, Dynamical    Systems and Linear Algebra, Academic Press.
13- Sotomayor, J. – Lições de Equações Diferenciais Ordinárias, Projeto Euclides. 1979.
14-Palis, Melo –   Introdução aos Sistemas Dinâmicos. Projeto  Euclides, 1977.
15-Carmo, M. P. do –  Differential  Geometry of Curves and Surfaces,   Prentice Hall, USA , 1976.
16-Spivak, M. – A Comprehensive Introduction to Differential Geometry, vol. 3, Publish or Perish, USA, 1979.
17-O’ Neill, B. – Elementary Differential Geometry, Academic Press, USA, 1997.

Programa para o exame de qualificação (doutorado) de 2010

O exame de doutorado consistirá  de duas etapas:  partes escrita  e oral.

O exame escrito abrangerá 3  das áreas de concentração do Curso (conforme previsto no regulamento) e de acordo com o calendário deverá ser realizado em dezembro/2010. Programa dos Exames: Álgebra, Análise, Geometria, Otimização, Sistemas Dinâmicos. A parte oral deverá ser realizada no final do primeiro semestre de 2011.

Programa para o exame de qualificação (mestrado) de 2010

Conteúdos: Álgebra, Análise e Geometria

Exame de Qualificação Anteriores

Exames de Mestrado Anteriores (arquivos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20,21,22,23,24,25,26)